SOBRE A PSICOTERAPIA
- Susana Vaz
- 29 de fev. de 2020
- 1 min de leitura
Sabem como irritar um psicólogo? "Eu às vezes também sou um bocado psicólogo dos meus ami...". Podemos parar já por aqui?
- Um psicólogo é um profissional qualificado que utiliza metodologias científicas adequadas quer à avaliação do indivíduo e da problemática, quer à sua intervenção;
- Já o acompanhamento psicológico implica diversas variáveis, como uma frequência, duração e local específicos. Este "setting" pode variar consoante as necessidades do cliente; - Este é um processo cooperativo e adaptado a cada um. Psicólogo e cliente partem de uma negociação partilhada de objectivos, procurando, em conjunto, explorar situações relevantes, activar recursos, desenvolver estratégias, novos significados, entre outros. - O objectivo final pode passar, não só, por uma redução de sintomas, como por um maior bem-estar e autonomia em várias áreas. Resumindo, podemos concluir que há uma diferença significativa entre o trabalho de um psicólogo e os restantes. Uma confusão na definição e nos limites desta profissão pode levar à propagação de mitos que mais do que contraproducentes, poderão até ser perigosos. Posto isto, que mais dúvidas gostariam de ver esclarecidas acerca dos psicólogos e da psicoterapia?

Comentarios